Sistema ERP para MEI

O seu sucesso não depende de quem você é agora, mas de quem você planeja ser!

Se você é um microempreendedor individual (MEI) e está em busca de melhorias na gestão do seu negócio, provavelmente já ouviu falar em um sistema ERP para MEI, o famoso ERP (Enterprise Resource Planning).

Esse software ERP para MEI pode ser um grande diferencial para a sua empresa, independentemente do ramo de atuação ou porte.

Muitos empresários gostariam de ter tido esta consciência logo no início, assim poderiam ter poupado anos de trabalho e alguns funcionários.

É preciso estar sempre atento às ferramentas (software de gestão) que podem ajudar esses empreendedores a se estruturarem e crescerem. Nesse sentido, a utilização de um software de gestão específico para MEI pode e será fundamental para o sucesso da empresa.

Neste artigo, vamos abordar 6 motivos pelos quais uma empresa MEI deve considerar o uso de um sistema ERP para otimizar seus processos e aumentar sua eficiência.

1. Recursos básicos de um sistema ERP para MEI

Ao optar por um ERP para MEI, o empreendedor pode contar com uma série de funcionalidades que vão desde a emissão de notas fiscais até a gestão financeira do negócio.

O ERP para MEI automatiza todas as atividades manuais e repetitivas do dia a dia. Assim, além de ter dados muito mais confiáveis, o empresário aproveita este tempo, que seria improdutivo, na execução de tarefas mais estratégicas como análise de resultados e planejamento das melhorias que irão levá-lo ao crescimento e maior lucratividade.

Um sistema de gestão (ERP) tem como recursos básicos:

Já pensou parar de perder tempo preenchendo planilhas e ter todos os dados disponíveis para sua análise? Em média, um software de gestão executa atividades que precisariam de 3 funcionários para executar. Pense nisso!

2. Tenha informações centralizadas com um ERP

Você viu que um sistema ERP para MEI oferece diversos recursos pra agilizar e facilitar o operacional da sua empresa, certo? Mas ele vai além.

Um dos principais benefícios é o empresário ter acesso a todas as informações em um único lugar, de forma organizada e rápida.

Com posse destes dados, o empresário consegue ter uma visão mais completa do seu negócio e assim tomar decisões mais assertivas e estratégicas.

3. Seus processos ficam organizados e automatizados com sistema ERP para MEI

Até aqui, acho que ficou claro que um sistema ERP para MEI automatiza processos que antes eram realizados manualmente e, além de agilizar seu dia a dia, deixa todas as informações organizadas e sem erros, certo?

Mas isso é só a parte resultante da organização. O ponto mais importante no uso de um sistema é que ele garante que todos os procedimentos sejam feitos da mesma forma, na mesma ordem, e com a mesma frequência.

E o que isso significa na prática? Significa que você ganha agilidade na execução das tarefas. Quando seus colaboradores sabem exatamente a ordem da execução de suas tarefas, eles conseguem faze-las mais rapidamente. Ou seja, sua equipe irá produzir muito mais do que eles produziam antes de usar um sistema ERP para MEI.

Outro benefícios em se ter um processo estabelecido e automatizado é a redução de erros e retrabalhos. Aproveite e utilize o sistema para garantir que o processo operacional da sua empresa esteja sendo seguido corretamente pelos seus colaboradores.

4. A redução de custos é inevitável!

Quando falamos de redução de custo, a primeira coisa que o empresário pensa é “quais serviços que eu tenho hoje que posso pagar mais barato ou posso deixar de ter”, certo? É inevitável, pois foi assim que aprendemos a pensar e agora faz parte das crenças que nos limitam.

Diferente disso, a real redução de custo é aquela que traz ganhos para a empresa sem deixar de lado os serviços que nos auxiliam no dia a dia.

Quando você automatiza processos com o uso de um software ERP para MEI você:

Portanto, a mensagem aqui para que o empresário não fique perdendo tempo focando nos esforços “errados” e no corte de custos que parecem evidentes, mas que irão reduzir, diretamente, a sua produtividade.

Faça escolhas inteligentes e leve sua empresa a um próximo nível. Isso é o que difere uma gestão eficiente de uma gestão deficitária.

5. Ganhe mais eficiência com a automação usando um sistema ERP para MEI

Com uma gestão mais organizada e automatizada, o uso de um sistema ERP para MEI aumenta a eficiência da empresa em diversos aspectos, como na entrega de produtos e serviços aos clientes, no cumprimento de prazos e na tomada de decisões mais rápidas e assertivas.

É muito fácil ver esta eficiência acontecendo no nosso dia a dia quando somos abordados por chatbot em contatos via whatsapp, telefone e outros tantos mais. Já parou pra pensar porque as empresas fazem isso?

Isso mesmo, para agilizarem o atendimento e utilizarem o recurso humano para atividades que exigem mais inteligência e jogo de cintura.

Da mesma forma, o uso de um sistema ERP para MEI agiliza as atividades operacionais da empresa e não só reduz custo, mas também muda a percepção do cliente sobre o serviço que você presta a ele.

Acredito que seja unânime a percepção de que um atendimento bem feito fideliza muito mais do que um preço baixo, não é mesmo!

6. Acesso a relatórios gerenciais e tomada de decisão

Como você toma decisão? Com base em que?

Certamente você analisa alguns números, como a quantidade de vendas, a quantidade de clientes, a lucratividade, o valor médio do seu produto (ticket médio), o custo do produto ou dos insumos, ou seja, você precisa ter dados para então conseguir analisá-los e tomar decisões, correto?

E é exatamente este um dos pontos mais importantes em se ter um sistema de gestão empresarial. Todas as informações relatadas aqui previamente, como a organização e a confiabilidade dos dados, resultam nos números que serão gerados para a tomada de decisão do gestor.

Com um sistema ERP para MEI, é possível acessar relatórios gerenciais que irão auxiliar o empreendedor na tomada de decisão.

Imagine se você tivesse que fazer estes cálculos na mão toda vez que precisasse analisar o andamento do seu negócio? Quando tempo você levaria? Você confiaria nestes dados ou você faria a conta umas 3x até acreditar na resposta?

O mundo muda muito rápido, ele não espera. Já não há espaço para apurações manuais, já não há tempo a perder. Se tempo é dinheiro, avalie os seus processos atualmente e veja quanto dinheiro você pode estar deixando de ganhar. Mude a sua visão sobre custo e entenda quais custos valem a pena e qual o retorno que eles trazem a você.

Resumo sobre os benefícios de um sistema ERP para MEI

Acredito que tenha conseguido explicar sucintamente os benefícios da utilização de um sistema ERP para MEI e como o empresário pode aproveita-los no dia a dia da sua empresa, que vai desde a organização e automação de processos, aumento da eficiência, até a redução de custos.

Além disso, é importante destacar que iniciar com um sistema ERP enquanto ainda é MEI pode ser um grande diferencial para a empresa no momento de crescimento e expansão do negócio.

Empresas MEI que utilizam um sistema ERP têm uma maior probabilidade de sucesso e crescimento a longo prazo. Isso porque a organização e a gestão mais eficiente proporcionadas pelo sistema ERP permitem que o empreendedor tome decisões mais acertadas e estratégicas, além de garantir um controle mais preciso de finanças, estoques e vendas.

Por outro lado, empresas MEI que não utilizam um sistema ERP correm um risco maior de fechamento em curto prazo. Sem uma gestão organizada e eficiente, é mais difícil se destacar em um mercado cada vez mais competitivo e manter a sustentabilidade do negócio.

Em resumo, investir em um sistema ERP para MEI pode ser uma das melhores escolhas que um empreendedor pode fazer para garantir o sucesso do seu negócio.

Além de otimizar processos e reduzir custos, o sistema ERP proporciona uma gestão mais eficiente, permitindo que a empresa cresça de forma mais organizada e sustentável.

Contudo, eu faço um convite a você, empresário: conheça o SigmaPDV MEI e conte com a experiência de quem está, há mais de 35 anos, ajudando clientes a automatizarem suas empresas, organizando o operacional e ficando livres para focarem no que realmente importa: o crescimento da sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *